Educação e cognição

Piaget – Fases do desenvolvimento

Este vídeo conta um pouco da vida de Jean Piaget e seus estudos sobre o desenvolvimento da criança.

Piaget defende que o indivíduo passa por quatro etapas de desenvolvimento ao longo da vida, sendo eles o:

  • Sensório-motor: de 0 a 2 anos – busca adquirir conhecimento a partir de si mesmo, através de suas percepções;
  • Pré-operatório: de 2 a 7 anos – aparecimento da função simbólica/linguagem, já consegue raciocinar intuitivamente, porém, ainda não se estabelece como parte da sociedade;
  • Operatório concreto: de 7 a 11 anos – começa a lidar com conceitos abstratos e a se relacionar, deixando de lado o egocentrismo intelectual e social  da etapa anterior, quando desenvolve a habilidade de resolver problemas concretos;
  • Operatório formal: a partir dos 12 anos – adquire autonomia, já consegue pensar idéias abstratas e desenvolve o raciocínio logicamente, sem o apoio de objetos concretos, e, dessa maneira, passa para a “forma adulta de pensar”.

Fonte: texto extraído do artigo Breve discussão sobre a comunicação e o processo cognitivo: uma abordagem multidisciplinar do conceito de cognição, publicado na Revista Iniciacom 2010

Deixe um comentário